quinta-feira, 2 de maio de 2013

                                A Evolução da Informática

Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenas e computadas atinge um volume incalculável. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia a dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico, visto que é relevante muitas vezes até mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso acadêmico.

Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projetou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.
Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.
A história da informática começa a muitos séculos atrás, na era antes de Cristo. Mas de certo modo, são registradas três datas de nascimento para o computador: uma como dispositivo mecânico de computação, com o surgimento do ábaco; outra como um conceito, com Babbage em 1833; e a terceira como o moderno computador eletrônico digital (1946).
O início de tudo começou com o Ábaco: instrumento composto de varetas ou barras e pequenas bolas, utilizado para contar e calcular. O mais antigo data de aproximadamente 3.500 a. C., no Egito. Por volta do ano 2.600 a. C. apareceu o ábaco Chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão o Soroban. Ele constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo, sendo o mais rápido método de calcular até o séc. XVII.
A primeira máquina que efetuava facilmente subtração, multiplicação e divisão, além de raiz quadrada foi construída por volta de 1672 por Gottfried Wilhelm Von Leibniz, recebeu o nome de calculadora universal e era um aperfeiçoamento da Pascalina.

O primeiro ocupamento  a séculos a traz foi o ábaco: um instrumento que podia ser usado para fazer contas e ou calcular.

O ábaco foi criados pelos romanos, por volta do ano 2.600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário